18 3622 - 0011
Agende o seu Exame
Floriano Peixoto, 817 Araçatuba/SP
Exame
Análises Clínicas
Responsabilidade social



Voce também fáz parte désta história!





O Laboratório Exame é amigo do Instituto Pró-Criança





O Laboratório Exame integra o projeto Nutrir em parceria com a Nestlé


Cultura Automotizada

02/05/2015

 

 

    Para o diagnóstico de uma grande variedade de doenças infecciosas causadas por  por bactérias, a cultura em meios e condições específicas constitui o padrão ouro. Por meio da cultura, é  possível obter colônias de micro-organismos que são utilizadas em testes  bioquímico-fisiológicos  com objetivo de identificar o agene etiológico envolvido no processo infeccioso. A cultura também permite a realização dos testes de suscetibilidade  a antimicrobianos, que  é útil na orientação da terapêutica a ser utilizada.

    O sistema de automoção disponível realiza a indentificação bacteriana através da utilização de painéis contend cerca de 28 a 30 substratos para as provas bioquímicas. Este número de provas permite uma identificação precisa dos micro-organismos envolvidos em precessos infeccioso. Os painéis são específicos para cada grupo de bactérias (Gram-positivas e Gram-negativas e sítio de infecção, sendo também disponíveis painéis para a identificação, sendo também disponíveis painéis para a identificação de leveduras e micro-organismos fastidiosos como Heamophilus spp e Neisseria spp.

    A determinação do perfil de suscetibilidade aos antimicrobianos constitui atribuição fundamental do laboratório de microbiologia clínica. Os  painéis para bactérias Gram-positivos e Gram-negativos utilizados  no laboratório são compostos por agentes antimicrobianos desisdratados com suas respectivas diluições  para o teste de suscetibilidade com determinação da Concentração Inibitória Mínima (CIM). Estes resultados são importantes na escolha dos antimicrobianos e dosagens mais adequadas ao tipo de infecção, o que contribui para o secesso terapênutico do tratamento, principalmente no ambiente hospitalar, reduzindo o tempo de internação e, consequentemente, os custos dos serviços de saúde. Os antimicrobianos são específicos para cada tipo de painel. 

    A leitura das provas bioquímicas e dos testes de suscetibilidade é feita automaticamente pelo sistema, o que leva a uma maior padronização na leitura, reprodutibilidade e maior qualidade dos resultados.

    O sistema passui um computador com gerenciador de dados capaz de armazenar todos os dados do paciente e resultados dos testes de identificação na leitura, reprodutibilidade e maior qualidade dos resultados.

    O sistema possui um computador com gerenciador de dados capaz de armazenar todos os dados do paciente e resultados dos testes de identificação e suscetibilidade. O sotware é atualizado anualmente de acordo com o CLSI (Clinical and Laboratory Standards Institute) e permite obter dados epidemiológicos dos diferentes agentes etiológicos  de infecção hospitalar e perfil de suscetibilidade, auxiliando na gereção de relatórios estatístico para as Comissões de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH).

    Estudos multicêntricos demonstram excelente correlação (> ou = 93,6%) entre os resultados, de teste de suscetibilidade dos micro-organismos Enterococcus e Staphylococcus frente à vancomicina, utilizando-se métodos automatizados (MicroScan) e difusão em disco (Kirby-Bauer), são superiosa a95%.

 

Resultado Online
Acesse os resultados do seu Exame direto da sua casa
Serviços

Estrutura


Quem somos | Estrutura e Tecnologia | Serviços | Atualidades Científicas | Responsabilidade Social | Contato


Exame
2011 © Todos os direitos reservados | Exame Centro de Diagnóstico Médico de Araçatuba S/C Ltda.

Rua Floriano Peixoto, 817 - Vila Mendonça Cep: 16015-000 - Araçatuba - SP Tel.: +55 18 3622-0011